O que é a CIPA?
A CIPA é uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que tem como objetivo combinar o trabalho com a prevenção de acidentes e promoção da saúde, proporcionando condições de trabalho seguras e saudáveis para todos os colaboradores diretos e indiretos de uma empresa.
A CIPA consiste em um grupo formado por funcionários e representantes designados pela própria instituição. A sua regulamentação foi aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE através da norma regulamentadora NR 05 pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978 e atualizada pela Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011.
A CIPA proporciona um ambiente seguro e uma melhor qualidade de vida no trabalho!
Objetivo da CIPA
A CIPA tem como objetivo à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e auxiliar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT. A diferença principal entre esses dois órgãos internos da empresa consiste no fato de que o SESMT é composto exclusivamente por profissionais especialistas em segurança e saúde no trabalho, enquanto a CIPA é um comitê constituído por empregados.
O incremento das ações preventivas por parte da CIPA, consiste, fundamentalmente, em observar e expor as condições de riscos nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para diminuir e extinguir os riscos existentes ou até mesmo neutraliza-los; debater os acidentes ocorridos, solicitando medidas que previnam acidentes parecidos e ainda, guiar os demais trabalhadores quanto à prevenção de futuros acidentes na Semana Interna de Prevenção de Acidentes- SIPAT.
Quais os benefícios da CIPA para uma empresa?
Sabendo que o funcionário é o principal patrimônio que uma empresa pode ter, proporcionar melhorias de condições de trabalho é a maior forma de respeito que uma empresa pode ter com seus colaboradores.
Quando a empresa tem uma CIPA atuante que se preocupa realmente em criar ações preventivas e mais do que isso, fiscalizar o cumprimento destas ações, se percebe que o número de acidentes e doenças diminuem consideravelmente, além de ser uma empresa que respeita seus funcionários.
Como os funcionários podem ajudar a CIPA?
Os funcionários podem ajudar a formar uma CIPA que funcione na prática da seguinte forma:
– participando da eleição dos seus representantes;
– indicando situações de risco que visualizarem no dia a dia de trabalho;
– respeitando as recomendações passadas pela comissão;
– utilizando os EPI’s e EPC’s fornecidos pela empresa;
– indicando sugestões de melhorias de condições de trabalho.