Em comemoração à Campanha Maio Amarelo o SAMU Macro Norte realizou uma simulação realística, na manhã deste sábado (20), na principal praça de Montes Claros, a Dr. Carlos Versiani. Dois veículos que se envolveram em acidentes de trânsito foram utilizados como cenário.
O enredo da encenação consistia no atendimento aos envolvidos em uma colisão frontal entre os dois carros com múltiplas vítimas. Uma delas, representada por um boneco, havia sido ejetada pra fora do veículo por não utilizar o cinto de segurança. Outras pessoas que estavam dentro do carro estavam bastante machucadas, com várias fraturas, e gritavam por ajuda. Enquanto os socorristas do SAMU estabilizavam as vítimas, os militares do Corpo de Bombeiros desencarceravam outra vítima das ferragens. Uma típica cena de acidente deixou várias pessoas que estavam assistindo perplexas.
O instrutor do Núcleo de Educação Permanente, Bruno Lopes Pereira, que participou da simulação como socorrista, disse que a intenção da iniciativa é “sensibilizar a população para essa situação que é o acidente de trânsito que ceifa tantas vidas. E, tudo isso, muitas vezes é causado por impudência no trânsito”. O comandante do 55º Batalhão de Infantaria do Exército de Montes Claros, Coronel Dos Anjos, destacou a importância da parceria com o SAMU Macro Norte. “O principal cliente do Exército é a sociedade, e tudo o que puder trazer benefício para a população o Exército vai apoiar”, frisou. O tenente do Corpo de Bombeiros, Diego Prates, afirmou que a peça chave para diminuir o número de acidentes é a conscientização da população e pediu aos usuários para que respeitem as leis de trânsito.
Segundo a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, Kely Cristina Lacerda, “o número de acidentes que o SAMU Macro Norte registra ainda é exorbitante, e a simulação realística foi uma das formas que encontramos para realmente chocar a população sobre um acidente de trânsito: vidas perdidas, vítimas com sequelas e famílias devastadas”, pontuou. “Mas nós devemos fazer um trabalho de conscientização contínuo, assim como o SAMU tem o Núcleo de Educação Permanente, que, além de treinar a equipe do Serviço de Urgência, tem uma papel social importantíssimo, que é levar informação à sociedade”, finalizou.
“Ainda bem que não é real!”, exclamou Hilton Gastão Bento, funcionário público, 58 anos, que acompanhava o evento desde o início. “Esse carro aí não estava a menos de 150km/h, arrancou até o motor”, observou. “A simulação está muito bem feita. O SAMU está de parabéns e tem que continuar fazendo isso para conscientizar a população dos perigos do trânsito”, finalizou Hilton Bento. O aposentado José Bernardino do Nascimento, 86, contou que nunca dirigiu mas sabe que o motivo do grande número de acidentes é a imprudência. “Estava passando e percebi que era um teatro. Acho muito importante esse tipo de trabalho para alertar os motoristas, não é mesmo?!”, concluiu com uma pergunta retórica.
A parceria entre o SAMU Macro Norte, Corpo de Bombeiros, Exército, MCTrans, Copasa, Conselho Municipal de Prevenção a Álcool e Outras Drogas (Comad), continuará com várias ações no decorrer desta semana em várias cidades onde estão instaladas as bases descentralizadas do SAMU.
Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br
