Com o intuito de diminuir o tempo resposta nos atendimentos realizados pelo SAMU Macro Norte, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) acaba de implantar uma nova ferramenta de comunicação em Montes Claros.
Agora, a comunicação é realizada em tempo real através de um sistema de rádio implantado no Complexo Regulador e nas ambulâncias do SAMU Macro Norte. Quando as equipes saem para prestar os atendimentos, os socorristas passam informações à Central de Atendimento, da chegada ao local até a saída do hospital.
Dessa forma, são passadas informações sobre o estado em que a vítima se encontra, assim, a Central pode indicar o hospital adequado para que o paciente seja encaminhado e avaliar a cena do acidente comunicando à Regulação, caso seja necessário, se precisa de reforço como o envio de uma Unidade de Atendimento Avançado, por exemplo.
As sete unidades de atendimento em Montes Claros receberam o novo aparelho que já está em pleno funcionamento. “Antes, essa comunicação era realizada via celular, mas interferências externas, como a qualidade da ligação e do sinal representavam obstáculos para o contato telefônico ideal”, disse a diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina Lacerda.
“Prezamos pela eficácia e qualidade do trabalho que desenvolvemos aqui no SAMU Macro Norte, por isso, buscamos meios para melhorar o tempo de resposta nos atendimentos de urgência e emergência”, explica o presidente do Cisrun, Silvanei Batista. “Investimentos como este podem salvar vidas e essa é uma das nossas metas!”, acrescenta referindo-se aos benefícios que a mudança irá trazer à população norte mineira.
Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br
