Filho caçula do casal João Fernandes Baleeiro e Dirce Guimarães Baleeiro, natural de Espinosa- MG, aos 32 anos, José Carlos Baleeiro é casado com Josimara Dantas Barbosa Baleeiro, enfermeira. José trabalha no SAMU há seis anos, desde que foi implantada a base em Espinosa em 2010. Sempre focado em incentivos e motivações para desenvolver melhor seu trabalho, José buscou participar do concurso do 56º Prêmio Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais promovido pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) do Estado para aprimorar seus conhecimentos.
“Esse prêmio representa para mim um reconhecimento de esforços e perseverança, já que vezes, somos “heróis” sem nome e sem face, quando ajudamos as pessoas nos momentos de angústias e dor. Para quem recebeu a nossa ajuda fica apenas a lembrança de um estranho que acalmou a sua aflição e confortou na medida do possível, essa homenagem é uma gratificação singela que aprimora meu objetivo e me dá uma certeza de que estou no caminho certo, porque quero atingir a excelência em tudo que eu me propuser a fazer”.
Este é o primeiro prêmio da categoria que Baleeiro recebe. Ele acredita que o SAMU foi a porta de entrada para tudo isso: “Foi através desse trabalho maravilhoso, que eu tive o interesse e incentivo de me qualificar, buscar ser uma pessoa melhor profissionalmente e como ser Humano”.
“Não basta apenas ter interesse em qualificar, ou esperar que a Instituição em que trabalha proporcione a qualificação especifica, a atitude tem que partir de cada um, independente se a Instituição te proporciona ou não”, e continuou: “O conhecimento nos liberta; é como se fosse luzes de xênon, quanto mais as lâmpadas aquecem, a claridade fica mais intensa e assim são capazes de alcançar longas distâncias”.
José Carlos é acadêmico do curso de Direito, sua luta é diária, todos os dias, faz um percurso de 200 km (ida e volta) até a cidade baiana de Guanambi. Além de trabalhar no SAMU é vendedor de automóveis, o que no final do mês, ajuda a complementar sua renda e prover o sustento do lar como pai de família. “Eu tive muitos motivos para desistir, mas encontrei na minha esposa e meu filho a força e o incentivo de continuar”.
A diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, Kely Cristina de Moura Lacerda ao tomar conhecimento do resultado da premiação afirmou: “Para nós do CISRUN é uma alegria sem tamanho saber da vitória deste nosso profissional neste concurso promovido pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), onde foram inscritos 273 candidatos e apenas 18 foram selecionados para receberem o 56º Prêmio Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais. O seu comprometimento com o serviço e com a vida do próximo está retratado neste prêmio que é mais que merecedor. Parabéns, José Carlos, o seu esforço levou você a um lugar de destaque no Estado de Minas Gerais e isso prova de que são as nossas atitudes é que podem mudar as coisas para o melhor sempre. Somos e estamos orgulhosos por você, Samuzeiro Campeão”, finalizou.
A solenidade de entrega da premiação ocorrerá no dia 22 de setembro, às 14h, no auditório da Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos (DEAV), Rua Sergipe, nº 57, Bairro Funcionários, em Belo Horizonte/MG. A diretora está tentando readequar sua agenda para participar desse momento único na vida de José Carlos.
A premiação tem como objetivo homenagear condutores que tenham se destacado por boas práticas e bons exemplos na direção dos veículos e, assim, valorizar e incentivar o condutor que demonstra atitudes cidadãs no dia a dia no trânsito, de forma responsável, solidária e comprometida com a segurança viária. A promoção do evento é da Polícia Civil, por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
Por Viviane Carvalho
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br
