A primeira edição do Congresso Norte Mineiro de Urgência e Emergência – SAMU Macro Norte atraiu a Montes Claros profissionais e estudantes da área da saúde de todo o Brasil, nos três dias em que aconteceu. Realizado em Montes Claros, o evento promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), teve como objetivo compartilhar conhecimento através de palestras ministradas por expoentes da urgência e emergência no país.
Durante a solenidade de abertura, na noite de sexta-feira, o presidente do Cisrun, e também prefeito do município de Porteirinha, Silvanei Batista Santos, agradeceu ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar pela parceria permanente com o objetivo de salvar vidas e a todos os colaboradores do SAMU. “Para se ter uma boa gestão é preciso que nos tenhamos uma boa equipe e o SAMU Macro Norte, hoje, é um dos melhores do país porque nós temos uma boa equipe. E eu tenho sempre que enaltecer à nossa diretoria e a cada um que dedica seu tempo para esse trabalho tão importante”.
A diretora executiva do CIsrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, por sua vez, disse que realizar a primeira edição do Congresso Norte Mineiro de Urgência e Emergência – SAMU Macro representou “a concretização de um sonho” e que os serviços prestados pelo SAMU são pautados pela obtenção de resultados e pelo altruísmo .
Na sexta-feira à tarde, antes mesmo da cerimônia de abertura do congresso, tiveram início os cursos com aulas teóricas e práticas como “Interpretação de Eletrocardiograma na Urgência”, “Suporte Avançado de Vida Adulto”, “Técnicas de Retirada Emergencial de Veículos” e “Vias Aéreas Avançadas em Pediatria”.
O primeira palestrante da noite, Jorge Ribera, diretor geral do Grupo de Resgate de Atendimento à Urgência (Grau), falou sobre as situações e desafios do atendimento pré-hospitalar e contou aos presentes sobre as peculiaridades desse trabalho em uma metrópole como São Paulo. Em seguida, foi a vez do presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Marcelo Cantarelli, que elogiou a organização do SAMU, e aproveitou a oportunidade para lançar a “Campanha Coração Alerta” na região. A iniciativa chama a atenção da sociedade sobre o infarto do miocárdio, doença que é responsável por cerca de 80 mil mortes, por ano, apenas no Brasil, e visa “ensinar a população quais são os sinais de enfarto e o que ela tem que fazer ”.
No sábado, aconteceram treze palestras que trataram temas como o “Panorama de Atuação do SAMU no Estado de Minas Gerais”, com Kelly Barros Fortini; “Aeromédico”, com Daniel Silva Ramos, Jorge Ribera e Leonardo Simão; e “Catástrofe”, com Waldeci Gouveia Rodrigues; e a mesa redonda “Plano de Resposta Hospitalar em Eventos de Múltiplas Vítimas”, entre outras atividades. Proteger áreas úmidas é uma medida importante para manter os recursos hídricos.
No domingo, último dia do congresso, os participantes assistiram a uma simulação realística com vítimas, na Praça dos Jatobás. A ação foi uma parceria entre o SAMU, Corpo de Bombeiros, Exército, MCTrans e Polícia Militar, e consistiu em uma simulação de um atendimento aos envolvidos em uma colisão frontal entre um carro e um ônibus com quinze vítimas em diferentes estados de gravidade. A encenação envolveu diversas equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros e atraiu a atenção dos transeuntes.
Fotos: Pheterson Almeida
Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br
