O Centro de distribuição interna é fruto da nova gestão atuante no consórcio desde início do ano de 2016 e se destaca como resultado positivo de uma administração participativa voltada para a melhoria do serviço público cuja atuação é focada no controle, eficiência e resolutividade dos atos administrativos que se revelam no melhor atendimento à população da região Macro norte. Nesse sentido é que se viu a necessidade de se estabelecer uma logística eficiente e, sobretudo, responsável para disponibilidade de mercadorias e serviços na quantidade exata, no momento certo e no lugar adequado. Para tanto, foi necessário uma força tarefa conjunta para que o gerenciamento logístico da melhor forma possível acontecesse buscando uma melhor satisfação dos nossos colaboradores e da população de forma mais ampla que necessita dos serviços do 192.
“O antigo almoxarifado se organizou na parte estrutural (espaço físico) e na parte administrativa (controle de registro de entrada e saída de materiais) e em virtude desta organização, sentimos uma melhoria nos processos e serviços com a criação do CDI. Hoje temos o controle total de todos os itens que temos dentro do setor, graças à contagem inventarial e utilização de sistema de informação que controla a saída dos itens tanto para as bases descentralizadas quanto para os setores do complexo operacional e CISRUN. Não podemos deixar de citar que junto aos colaboradores são constantemente reforçados protocolos internos para padronizar algumas rotinas, qual seja, recebimento de mercadoria, conferência de quantitativo e validade, acondicionamento dos produtos em locais adequados e dispensação. Hoje o trabalho é mais dinâmico, mais racional, mais organizado e a tendência que melhore ainda mais”, disse confiante Pablo Bruno Lima Braga responsável pelo setor.
Com a demanda de compras de medicamentos, utensílios e materiais de uso interno, fazia-se necessário um local adequado para armazenar de forma correta as compras do CISRUN para abastecer as bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que compõe o consórcio assistido por 86 Municípios do Norte de Minas.
Uma solução encontrada pela gestão de Luiz Rocha Neto e Kely Cristina de Moura Lacerda, foi a implantação do Centro de Distribuição Interna (CDI). Localizado no mesmo prédio da sede administrativa do Cisrun na Praça do Alto São João, que conta com segurança durante 24 horas. O ponto estratégico falicita o recebimento e abastecimento de mercadorias além de contar com uma maior agilidade e controle evitando acúmulo de mercadorias no estoque e, por fim, possibilita ainda a redução de custos. Isso é tudo que a população espera do servidor público, ou seja, que os serviços sejam prestados de forma eficiente, rápida, responsável e com o menor custo possível – eficiência, qualidade e economia.
“Tudo que é novo é desafiador, por isso acreditamos que tivemos profissionais competentes que pensaram na logística, desenvolvimento e implantação desse Centro que com certeza irá beneficiar não só o nosso público interno, mas facilitará as demandas e entregas de nossos fornecedores no que diz respeito a facilidade de entrega e trânsito do material comercializado”, destacou o presidente.
“Após constatar a situação anterior é que vimos a necessidade de nos reunimos para implantar um sistema que fosse capaz de garantir segurança, controle e eficiência dos nossos serviços sendo que tudo isso só foi possível em razão da unicidade de nosso time que não mediu esforços para efetivar as mudanças que foram propostas. Hoje, o Samu conta com um eficiente controle de estoque graças a força, doação e competência dos profissionais que compõem o nosso quadro de servidores e eu, na condição de Diretora, me sinto muito feliz em ver o nosso projeto ganhar vida e só tenho mesmo a agradecer e parabenizar a todos da coordenação do almoxarifado; lembrando sempre que juntos somos muito mais”, finaliza Kely.
ENTENDA MELHOR O CDI: O termo Centro de Distribuição surgiu como uma expressão moderna de se tratar a armazenagem, mas com alguns conceitos diferentes e que interferem diretamente em sua operacionalização. No CDI ocorre operações de uma forma bem sistematizada para que se possa dar agilidade e controle nos processos: as mercadorias veem de diversos fornecedores em grandes quantidades (cargas consolidadas). São armazenadas e sua distribuição é feita de forma fracionada a fim de poder oferecer aos seus clientes a opção de aquisição de vários itens em quantidades menores do que a fornecida diretamente pelos fabricantes.
A montagem de um CD requer uma preparação estratégica e até mesmo a mudança de procedimentos e processos dentro da empresa, para que se tenha uma boa eficiência desta estrutura.
O funcionamento é em horário comercial e atende prontamente e exclusivamente as demandas do SAMU Macro Norte.
Por Viviane Carvalho
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br
