No último dia 23, grande comitiva do Norte de Minas composta por importantes lideranças políticas de vários partidos e seguimentos foi recebida em Brasília D/F pelo Ministro da saúde, Ricardo Barros. O objetivo da reunião, agendada pelo ex-presidente do CISRUN, Luiz Rocha Neto, foi levar ao conhecimento do Ministério da Saúde a importância de ampliação do SAMU na região. Durante o encontro a Diretora Executiva, Kely Cristina de Moura Lacerda, teve oportunidade de apresentar de forma técnica o projeto de ampliação que já foi aprovado no âmbito do Governo Estadual. Ao todo serão habilitadas mais 12 novas unidades sendo que a cobertura de Unidade de Suporte Avançado passará de 44% para 55% da região do norte de Minas. “Com esse acréscimo aumentaremos os recursos disponíveis para a população e mais vidas poderão ser salvas, além de garantir uma diminuição no tempo resposta dos atendimentos que efetuamos já que teremos mais unidades na região”, pontuou a Diretora Kely Cristina. O ex-presidente Luiz Rocha Neto demonstrou empenho desmedido nos últimos dias de seu mandato e fez questão de junto com o novo Presidente que assume o CISRUN, Silvanei Batista, prefeito de Porteirinha, fazer uma demonstração da necessidade de se habilitar as novas unidades de atendimento. “o trabalho político deve ser feito em prol de toda a população e é com essa união de esforços que conseguiremos mudar a realidade de nosso país e de nossa região”, destacou Luiz Rocha Neto.
O novo Presidente do CISRUN, Silvanei Batista, ponderou: “é preciso destacar a importância do serviço que temos atualmente, da qualidade dos mesmos e da necessidade de ampliação para melhor atender à população e continuar no pioneirismo em razão de sermos o primeiro SAMU do Estado de Minas Gerais”.
O ápice da reunião ocorreu no momento em que todos os representantes políticos da região, Deputado Paulo Guedes, Deputado Carlos Pimenta, Deputado Gil Pereira e, na esfera federal, o Deputado Saraiva Felipe se mostraram unidos em favor do SAMU Macro Norte em reconhecimento à competente atuação dos profissionais e da equipe técnica que conduzem a gestão do SAMU e que não encontram empecilhos para proceder nas mais diversas formas de atendimento tendo em vista as peculiaridades da região do norte de Minas.
O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, se mostrou satisfeito com a presença de todos e com a apresentação realizada; destacou o pioneirismo do serviço na região, o número de atendimento e a abrangência e finalizou sinalizando para uma visita nos próximos meses e a necessidade de se aguardar a abertura do orçamento da União para proceder a habilitação das novas 12 unidades.
Os municípios que serão contemplados se fizeram presentes por seus prefeitos e de forma unânime também demonstraram apoio, anseio e reconhecimento aos serviços de atendimento móvel de urgência, sendo eles: Marisa de Souza Alves, Bocaiúva; Zé Prates, Salinas; Joaquim Oliveira, Manga; Mario Osvaldo, Francisco Sá; Luciano, Mirabela; Wilton Madureira, Verdelândia; Rone Douglas, Olhos D’água.
Abaixo segue a lista completa das 12 novas unidades que serão habilitadas:
BOCAIUVA – USA
MANGA – USA
SALINAS – USA
MONTE AZUL – USA
FRANCISCO SÁ – USA
JEQUITAÍ – USB
OLHOS D’ÁGUA – USB
MIRABELA – USB
VERDELÂNDIA – USB
CURRAL DE DENTRO – USB
GRÃO MOGOL /VALE DAS CANCELAS – USB
MONTES CLAROS – USB
ASCOM – Assessora de Comunicação SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311 ascom@cisrun.saude.mg.gov.br
