Foi finalizada nesta quarta-feira (21), a jornada de treinamento para atendimento a múltiplas vítimas realizado pelo NEP – Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte que teve a duração de três dias e participação de 80 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
O atendimento a múltiplas vítimas requer capacidade técnica, gerenciamento de equipes e de crise, comunicação efetiva, dimensionamento de equipes e pacientes. Para isso foi utilizado aula tradicional de forma expositiva, aliada a metodologias ativas de ensino conforme explica Ubiratam Lopes Correa, coordenador do NEP. “O resultado é fantástico, o a aprendizado é mais consistente, pois o aluno é estimulado a colocar em prática todo o seu aprendizado através de técnicas de problematizarão e de resolução em grupo, essa forma de educação é baseada nas técnicas de ensino bastante consagradas o PBL e o TBL”.
Ubiratam, além de sua formação na área de saúde, urgência e emergência também tem formação específica nas áreas de educação, preceptoria e de metodologias ativas de ensino.
Por Viviane Carvalho
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br
