Presidente do Cisrun participa de reunião para discutir expansão do SAMU no Brasil setembro 16, 2025 - Publicado por: Ascom

O presidente do Cisrun/SAMU Macro Norte, Rômulo Carneiro, e a diretora executiva, Zildete Souza, e a assessora jurídica, Roberta Soares, participaram de reunião em Brasília para discutir a universalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Brasil. A reunião, realizada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e pela Rede Nacional de Consórcios Públicos, foi realizada na tarde desta terça-feira (21), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Durante o encontro, foi discutida a funcionabilidade dos Consórcios que fazem a gestão do SAMU no Brasil e se a experiência tem sido exitosa para que o modelo continue sendo perpetuado. O gerente de Assuntos Federativos, Margoni Marcos Vieira, falou da necessidade de levar o SAMU para todas as regiões e verificar junto aos gestores o melhor caminho para que essa expansão aconteça, nesse caso, através dos Consórcios de Urgência e Emergência.

O presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Narcélio Costa, lembrou que os consórcios são autarquias municipais e destacou a importância desses órgãos para os municípios. Lembrou ainda da importância da aprovação do Projeto de Lei n° 196/2020 que permite que os consórcios públicos recebam recursos de emenda parlamentar.

Em sua fala, o presidente do Cisrun/SAMU Macro Norte, e prefeito do município de Juvenília, Rômulo Carneiro, lembrou que o Cisrun foi o primeiro consórcio a gerir o SAMU no Brasil e solicitou o apoio das autoridades presentes em uma união de esforços para o fortalecimento do serviço no Brasil e valorização dos profissionais que nele atuam. “Nós temos, hoje, condutores socorristas que recebem R$ 1.680, valor que, há 14 anos, quando foi criado o Cisrun em Montes Claros, era equivalente a dois salários mínimos e meio.”, disse sobre o defasagem salarial.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br