Reunião avalia implantação da Rede AVC setembro 09, 2025 - Publicado por: Ascom

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) Silvanei Batista recebeu a visita do Governador do Distrito 4760 do Rotary, Alexandre Pires Ramos, na tarde desta quarta-feira (03), na sede do órgão no bairro Alto São João.

O objetivo do encontro foi avaliar a implantação da Rede AVC no Norte de Minas. O projeto, que é uma parceria entre o Rotary International, através do Rotary Modesto e Rotary North Stockton da Cafifórnia, SAMU Macro Norte e Santa Casa de Montes Claros, tem como objetivo levar atendimento de qualidade e humanizado às vítimas do acidente vascular cerebral (AVC), doença que mata quase 70 mil pessoas, por ano, no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

Graças ao valor repassado pela Fundação Rotária Internacional foi implantado a Unidade Estrutural de AVC Santa Teresa de Calcutá na Santa Casa de Montes Claros. Já o SAMU ficou incumbido da capacitação técnica. “Foi repassado ao SAMU Macro Norte cerca de R$ 200 mil para a capacitação de cinco mil profissionais e estudantes da área da saúde do Norte de Minas”, contou Silvanei Batista. “A gente já levou informação para 12 cidades da região, e essa ação pioneira vai atender mais de 1,5 milhão de pessoas, alcançando 86 cidades do Norte de Minas”, comemorou.

A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, explicou que parte do repasse será investido na aquisição de equipamentos que serão utilizados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Macro Norte. “Teremos o NEP mais bem equipado do Brasil!”, revelou que a parceria se traduzirá em equipamentos de ponta como bonecos de simulação realística, entre outros produtos.

De acordo com Alexandre Ramos, o Rotary International tem como foco servir à humanidade buscando parcerias locais para desenvolver ações voltadas para a saúde, educação, recursos hídricos, entre outros. “O nosso lema é “Dar de si antes de pensar em si”, e essa ação da Rede AVC foi o maior projeto implantado no Brasil e ele servirá de modelo para outras regiões do país”, explicou. “O SAMU é uma parceira muito importante para a disseminação desse projeto”, ressaltou o governador Alexandre Ramos.

O presidente do Cisrun ainda agradeceu à parceria firmada entre as instituições e parabenizou o Rotary pelo desenvolvimento de um trabalho com relevante papel social. “Esse tipo de ação merece o devido reconhecimento pelo aspecto solidário”, acrescentou se referindo ao trabalho altruísta realizado pelo Rotary em todo o mundo.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br