Ocorreu no último sábado (22), um treinamento para implantação de Aparelho de Ultrassom na USA – Unidade de Saúde Avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Taiobeiras. O treinamento foi orientado pela médica especialista em ultrassonografia do SAMU, Lilian Christianne Brito Fernandes.
Segundo o coordenador do NEP – Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte, Ubiratam Lopes, o equipamento de ultrassom portátil implantado na Base de Taiobeiras permite por meio de imagens adquiridas a identificação de lesões e alterações estruturais principalmente em órgãos internos da vítima assistida. Garante Ubiratam que este equipamento é mais aplicado em situações de trauma como coleções de sangue, sagramento, rompimentos de vasos dentre outras aplicabilidade desse poderoso instrumento de trabalho.
“É algo inovador, eu desconheço outro SAMU que possui ultrassom portátil em suas ambulâncias ou outro serviço de atendimento pré hospitalar, daí a necessidade de treinamentos intensivos por parte de médicos para que possam manusear os equipamentos”, pontuou.
O aparelho de ultrassom implantado apresenta duas situações de procedimentos. A normal, em situações clínicas e a FAST – Protocolo de atendimento em vítimas de traumas. O que otimiza o procedimento realizado, garantindo a sobrevida do paciente, como por exemplo: a perfuração de algum órgão importante – por meio desse exame radiológico é possível diagnosticar com maior precisão a área atingida.
O fato de ser portátil facilita o transporte. Pode ser levado qualquer situação. O equipamento proporciona imagens de última geração e alta tecnologia, tudo isso dentro das ambulâncias do SAMU em atendimento urgência.
Em Montes Claros, duas ambulâncias já tem o aparelho e a próxima base a ser treinada será Janaúba no próximo sábado, 29 de outubro.
**Fotos envidas por Ideofonso e Ubiratam
Por Viviane Carvalho
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br
