O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que é responsável pela gestão do SAMU Macro Norte, vai aplicar a prova prática do concurso do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul) em parceria com o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), na próxima semana, em Varginha.
O concurso está disponibilizando 487 vagas para os cargos de: condutor socorrista, técnico em enfermagem, médico intervencionista, médico regulador, enfermeiro e auxiliar administrativo. A primeira etapa (prova escrita) foi realizada no dia 29 de janeiro. Agora, a avaliação prática será aplicada pelos técnicos do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Macro Norte, entre os dias 9 e 12 de maio.
Segundo o coordenador do NEP, Ubiratam Correia, a experiência do órgão foi determinante para o convite: “Fomos convidados pelo instituto que está organizando o concurso, e, por o SAMU Macro Norte ser o primeiro SAMU regionalizado do Brasil e também pelo Núcleo de Educação Permanente ter realizado o concurso do SAMU de Montes Claros, em 2013”.
Foram seis meses de preparação para a confecção da prova prática levando em consideração as diretrizes e protocolos internacionais atualizados. Uma equipe formada pelos 17 técnicos que compõem o NEP e servidores que trabalham nas bases descentralizadas do SAMU Macro Norte aplicarão a prova para cerca de 900 candidatos.
“A prova será baseada totalmente em simulação realística. Será avaliada a capacidade do profissional em desempenhar as funções do cargo sendo que também será levado em consideração o conhecimento científico, agilidade e técnica dos concorrentes”, explicou o coordenador do NEP.
“Nós já participamos da capacitação de outros SAMU’s, como, por exemplo, o do Vale do Jequitinhonha e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro Sul (Cisru), e isso serve pra demonstrar a solidez da instituição, e, sobretudo, a solidez do Núcleo de Educação Permanente, que sacramenta a atuação profissional”, disse a diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda. “O SAMU Macro Norte foi o pioneiro e continua na vanguarda”, destacou. “Fizemos uma análise muito criteriosa para formar esta equipe. Temos um corpo técnico muito bom, de dar inveja a qualquer SAMU”, concluiu.
O presidente do Cisrun, Silvanei Batista, por sua vez, se mostrou satisfeito pela oportunidade do Cisrun e do SAMU Macro Norte contribuírem para a seleção dos profissionais mais capacitados para prestar tão relevante serviço à comunidade. “Afinal de contas, ser funcionário público é uma escolha e visa atender com qualidade e dedicação os anseios da sociedade”, sintetizou a relevância do que é ser servidor público.
Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br
