SAMU Macro Norte continua trabalho para implantação da Rede AVC setembro 10, 2025 - Publicado por: Ascom

Os cursos preparatórios para a implantação da Rede de Atendimento ao Acidente Vascular Cerebral no Norte de Minas – Abordagem e Condutas do AVC não param. Na tarde desta quarta-feira (28), o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Macro Norte, Ubiratam Lopes Correia, ministrou uma palestra voltada para os profissionais da saúde da Santa Casa de Montes Claros.

O hospital que já recebeu a instalação da Unidade Estrutural de AVC Santa Teresa de Calcutá, ala que receberá pacientes vítimas do AVC, está em processo de credenciamento. Para isso, os profissionais precisam estar preparados para receber as pessoas acometidas pela doença. O médico Márcio Nobre abriu o ciclo de palestras falando sobre o protocolo que deve ser utilizado ao receber esse tipo de paciente. “O acidente vascular cerebral é o segundo maior causador de morte e de incapacidade humana no Brasil e, por isso, devemos dar prioridade a esses pacientes ao chegarem ao hospital”, afirmou. Também foi apresentado aos presentes a estrutura da Unidade de AVC e o fluxo dos acometidos pela patologia, pelo enfermeiro Marconi Araújo.

O coordenador do NEP, Ubiratam Lopes, destacou a união de esforços das instituições envolvidas, que inclui também o Rotary Internacional, e falou da importância da disseminação de informação dessa patologia. Em seguida, apresentou o funcionamento da Rede AVC e o protocolo utilizado para o atendimento dos pacientes. “O tempo é determinante quando se fala em acidente vascular cerebral e saber identificar as características da doença é fundamental”, explicou. De forma didática, Lopes ainda lembrou dos sintomas de um AVC: “Utilizamos a escala Cincinatti, onde pedimos a pessoa para dar um sorriso para identificar se a boca está torta, levantar braços para avaliar se há uma fraqueza muscular e analisar se a pessoa está com a fala desconexa”, explicou.

Na tarde desta quinta-feira (29), o SAMU Macro Norte realizará mais um treinamento para os profissionais da Santa Casa, no auditório da Radialis, para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de participar dos cursos anteriores.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br