O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, Silvanei Batista, e a diretora executiva Kely Cristina de Moura Lacerda receberam a visita de vereadores de Montes Claros, na tarde desta quinta-feira (25), no Complexo Regulador do SAMU. Os vereadores Marlon Xavier Oliva Bicalho, Martins Lima Filho e José Valdinei Gonçalves Siqueira, que fazem parte da Comissão de Saúde da Câmara, puderam conhecer diversos setores da instituição como o Setor de Estatísticas, que é responsável por analisar os números de atendimentos, e a Central de Regulação, que é o local onde as equipes estão a postos para receber as ligações e encaminhar as ambulâncias para as ocorrências.
Segundo o presidente Silvanei Batista, “esse tipo de visita é extremante importante para que os parlamentares conheçam o funcionamento do serviço prestado pelo SAMU, que é realizado em uma área que abrange 86 municípios e 122 mil km², chegando a ser maior que alguns países, como, por exemplo, Portugal”. “Esta é a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) que é responsável por treinar todos os funcionários do SAMU através da Re-certificação Anual, que tem como objetivo capacitar cada vez mais os servidores para continuar oferecendo um atendimento de excelência ao povo norte mineiro”, disse a diretora executiva Kely Lacerda apresentando o NEP. “O SAMU Macro Norte é referência no estado. Nós já aplicamos provas de concursos em outros SAMU’s e damos treinamentos para profissionais da área da saúde. Inclusive, hoje, estamos recebendo a visita de representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Macro Nordeste/Jequitinhonha (Cisrnorje) que vieram aprender com o NEP como implementar a plataforma de Educação a Distância (EAD) e conhecer os protocolos de atendimentos utilizados pelo SAMU Macro Norte”, completou Kely.
O vereador Marlon Bicalho, que também é médico, disse que a intenção da visita é conhecer o serviço prestado pelo Cisrun. “Não há questionamento da excelência do SAMU. Nós viemos saber como funciona o serviço”, disse sobre o motivo da visita. Questionada ainda sobre os repasses que o Cisrun recebe, a diretora executiva explicou que, desde a implantação do Consórcio, o repasse da União não foi reajustado, e que manter o serviço funcionando com a mesma qualidade é “um desafio que temos vencido”. O vereador Martins ainda alegou que conhece muito bem o serviço prestado, pois já teve a oportunidade de trabalhar no SAMU Macro Norte, e que o intuito é contribuir para que o trabalho melhore cada vez mais. Os parlamentares receberam o Relatório de Gestão do biênio 2015/2016 no qual pode-se ver toda a movimentação financeira da instituição e todas as ações realizadas, nos últimos dois anos, e que também está disponível no site do Cisrun (www.cisrun.saude.mg.gov.br).
“Transparência e qualidade na prestação do serviço de urgência e emergência: são dois aspectos pelos quais primamos. Por isso, gerenciamos os recursos financeiros repassados pela União, Estado e municípios consorciados com cautela e responsabilidade”, pontuou Kely. Durante a visita, o presidente do Cisrun ainda aproveitou para informar aos parlamentares sobre a chegada de uma nova frota de veículos para dar suporte aos municípios. “Vamos receber, na próxima semana, mais 15 ambulâncias que se somarão às quatro viaturas e ao carro para uso administrativo que foram doadas pelo Governo do Estado, através da intermediação do deputado estadual Paulo Guedes”, anunciou animado.
Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br
