SAMU participa de evento comemorativo ao aniversário de Montes Claros setembro 10, 2025 - Publicado por: Ascom

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte participou da 11ª Corrida Aniversário de Montes Claros – José Nardel, em comemoração aos 160 anos da maior cidade do Norte de Minas, na manhã desse domingo (02), na Praça do Jatobás.

Cerca de 400 atletas participaram da corrida, que tinha o percurso de 5 e 10km, e mais 400 participaram da caminhada, também de 5km. Além dos 800 competidores, parentes e amigos dos atletas compareceram à Praça dos Jatobás para prestigiá-los e aproveitaram para visitar as estruturas montadas ao lado da Secretaria de Esportes.

O SAMU compartilhou um estande com o Corpo de Bombeiros expondo bonecos utilizados na capacitação dos próprios colaboradores do SAMU e equipamentos utilizados em urgência e emergência pelos militares. O instrutor do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte, Ildefonso Leite, e a técnica em enfermagem Márcia Gonçalves Barbosa também deram dicas de primeiros socorros aos que visitaram a tenda.

Moradora do bairro Independência, Maria Antunes de Freire, de 51 anos, contou para a socorrista Márcia que, recentemente, seu netinho se engasgou com o leite materno e os pais ficaram desesperados. “Minha nora, na hora, falou para meu filho ligar para o SAMU e, enquanto eles mandavam a ambulância, o médico ficou no telefone explicando o que eles deveriam fazer com o bebê enquanto o socorro não chegava”, contou aflita.

A técnica em enfermagem explicou que, em casos como este, é necessário manter a calma e seguir alguns procedimentos enquanto se aguarda o socorro. “Você deve apoiar o bebê no braço mantendo a cabeça mais baixa que o corpo tendo o cuidado em manter a boca do bebê sempre aberta. Em seguida, dê cinco tapinhas nas costas. Depois, vire o bebê e faça cinco compressões logo abaixo da linha traçada entre os peitos. Repita o ciclo até o socorro chegar”, esclareceu à Maria que contou que, no dia, a ambulância chegou em apenas cinco minutos: “Se não fosse o SAMU, eu teria perdido o meu neto!”.

O aposentado Inácio Soares Neto, 71, aproveitou a exposição para saber qual a atitude que deve ser tomada ao se deparar com um acidente entre veículos. “Sinalizar o local e checar se há vítimas feridas são as primeiras atitudes a serem tomadas. Logo após, contate o socorro e passe todas as informações para o atendente e o médico avaliará o tipo de ambulância a ser enviada, pois o SAMU contém as Unidades de Suporte Básico e de Suporte Avançado (a primeira utilizada em atendimentos com menos gravidade, já a segunda em ocorrências mais delicadas)”, explicou a técnica em enfermagem.

Durante a corrida, os socorristas do SAMU também deram suporte aos atletas que tiveram mal estar por causa do esforço físico intenso. “Essa parceria entre a Secretária de Esportes e o SAMU Macro Norte é muito importante em eventos como este, pois nos dá um respaldo”, disse o secretário de esportes Igor Dias. “E a prefeitura agradece”, acrescentou demonstrando satisfação. “A iniciativa de comemorar o aniversário da cidade com uma corrida é muito boa, porque a atividade física é essencial para a melhoria na qualidade de vida.”, afirmou a diretora executiva do Cisrun Kely Cristina de Moura Lacerda.

Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br