SAMU recebe homenagem na Câmara Municipal setembro 09, 2025 - Publicado por: Ascom

Foi realizada na noite de quinta-feira (24), uma homenagem especial da Câmara Municipal por ocasião dos dez anos de serviços prestados pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Montes Claros.

Servidores, autoridades civis e militares participaram da cerimônia que contou com a aprovação unânime de todos os vereadores em prestar essa homenagem aos “anjos azuis”, assim definido pelo proponente da solenidade, Vereador Cláudio Prates.  Em sua fala, Prates destacou a importância do serviço, mas sobretudo, enfatizou que quem o desenvolve são homens e mulheres, humanos com todas as suas limitações, porém, capazes de administrarem a emoção que hora toma conta dos mesmos em determinadas cenas e ocorrências a quais são submetidas diuturnamente.

O Deputado Paulo Guedes, valorizou ainda mais o serviço local e enalteceu a importância do CISRUN – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas que faz a gestão dos 86 Municípios consorciados.

O Prefeito de Montes Claros, José Vicente, endossou as palavras do Vereador e o parabenizou pela iniciativa destacando a relevância do serviço prestado: “Não consigo imaginar hoje 10 anos depois de SAMU criado, sem esse serviço em nossa cidade, em nossa região, no Estado e até mesmo no Brasil”. “Esses guerreiros são dignos sim de homenagens porque todo o trabalho é feito com amor e conhecimento específico”. O prefeito falou também sobre a doação de um terreno para que seja construída a sede própria do CISRUN, que atualmente funciona no bairro Alto São João em imóvel alugado.

Ao ser convidada para falar, a diretora do SAMU Kely Cristina de Moura Lacerda iniciou com um provérbio usado pelo povo africano: “Se queres  ir rápido, vá sozinho, se queres ir longe, vá em grupo.” E continuou:  “Talvez não haja pensamento mais apropriado para que eu possa me dirigir a vocês neste momento tão solene e significativo para todos nós do CISRUN – SAMU Macro Norte. Há poucos meses, recebi o convite para fazer parte desta equipe no cargo de gestora. Confesso que o recebi ao mesmo tempo com uma ponta de orgulho pela grandeza da função, mas também com o enorme receio de assumir tamanha responsabilidade. Não seria necessário lembrar tal detalhe, mas ele é sobremaneira relevante: o fato é que não lidamos com coisas, lidamos sim com o único e verdadeiro bem que qualquer ser humano possui: a vida.

Kely prendia a atenção de quem o escutava ao relatar os desafios que a esperava pela frente, comparando aos servidores que dispensam tempo para cuidar daqueles que necessitam do SAMU através do serviço 192. “O tempo de dedicação ao trabalho é quase integral, são incontáveis viagens e reuniões, o telefone que praticamente não para de tocar em qualquer horário, o pouco tempo passado ao lado da família no dia a dia, e, principalmente, a preocupação de fazer o melhor, pois o serviço prestado não pertence ao estado ou a uma empresa, mas sim à população.

SURPRESA: Deparei-me com uma verdadeira equipe de profissionais – os melhores que poderia ter. É a mais pura verdade, que todos do Samu Macro Norte fazem seu trabalho com dedicação e amor, com o maior respeito pela vida daqueles que atendemos. Todos (condutores, técnicos, rádio operadores, profissionais da limpeza, porteiros, enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos e coordenadores) sem qualquer tipo de exceção fazem seu trabalho não como uma obrigação, mas com o sentimento de solidariedade e apreço pela vida do outro”.

GESTÃO: A diretora tem procurado ordenar uma gestão com responsabilidade financeira, com atenção aos verdadeiros problemas de quem nos pede socorro, com um olhar voltado não para o passado, mas para o que pode ainda ser melhorado na gestão dos serviços para assim, transformar o Cisrun Macro Norte no melhor do estado.  Cada um em sua função é um atleta de primeira, mas só o trabalho em conjunto é que nos tem propiciado resultados tão positivos como acreditamos poder apresentar.

NÚMEROS: Para se ter uma ideia da grandeza desse serviço basta um simples olhar no número de atendimento mapeando-se a média anual em 2006 quando eram feitos 3.500 atendimentos para o número que executamos no presente tendo sido mais de 46 mil no ano de 2015 e em 2016 até o mês de outubro já atingimos quase 39 mil atendimentos”.

ALIANÇAS IMPORTANTES: Antes de finalizar se referiu ao eficiente trabalho de muitos políticos que permitiram e permitem o funcionamento do SAMU Macro Norte. “Ao apoio incondicional do Deputado Paulo Guedes na resolução das questões relacionadas ao SAMU. Ressaltando-se ainda a parceria e a confiança dos senhores prefeitos da região que apoiam e ajudam a sustentar essa causa. Sem a participação de vocês, não haveria o CISRUN e, por conseguinte, não haveria como gerir o SAMU.

Ao tomar posse da tribuna para suas considerações, o prefeito de São Francisco e Presidente do SAMU, Luiz Rocha Neto agradeceu aos vereadores na pessoa do Vereador Cláudio Prates pelo reconhecimento e indicação de homenagem ao SAMU “É  sinal de que vossa excelência está atento às reais necessidades do povo, e assim age desenvolvendo com maestria o mandato popular”.  Agradeceu ao prefeito José Vicente pela doação do terreno onde será construída a sede administrativa do SAMU nos próximos anos, na expectativa de melhor servir cada vez mais a população de Montes Claros e do Norte de Minas. E então se dirigiu aos convidados e homenageados da noite.

SAMUZEIROS: Vocês são profissionais dedicados a missão de salvar vidas, cabe esta linda homenagem, vocês executaram ao longo de dez anos, o serviço de salvar vidas e fazem por merecer todos os nossos aplausos.

PRESIDENTE NOS 10 ANOS: Como presidente do CISRUN que faz a gestão do serviço, eu não poderia deixar de destacar a grata coincidência de estar como presidente no ano em que o serviço completa a sua primeira década de existência na cidade de Montes Claros.

MELHORIAS: Durante este ano pudemos aprimorar e efetivar mudanças que contribuem para a melhoria dos atendimentos prestados à população sendo que sem qualquer sombra de dúvida, nós podemos nos orgulhar de que o SAMU é resultado de um projeto político que deu 100% certo.

NOVIDADE: Àquela época, há dez anos, alguns pensavam como é que vamos instalar um serviço de tamanha complexidade? Que tinha o objetivo de iniciar em Montes Claros, mas num rápido percurso de tempo atender a todo Norte de Minas? Seria algo impossível para nós Norte Mineiros? Mas como dizia,  Albert Einstein: “Algo só é impossível até que alguém duvide e resolva provar ao contrário.” E nós do Norte de Minas, provamos para todo o Estado, para o Brasil e para a Europa, porque fomos reconhecidos por médicos franceses e espanhois pela qualidade dos serviços prestados, que fomos capazes e continuamos sendo capazes de manter um serviço de tamanha magnitude, sendo prestado de forma universal a uma população de quase 2 milhões de pessoas.

UNIÃO: Isso só foi possível graças a união de esforços no plano Federal (pelo Ministério da Sáude),  Estadual (pela Secretaria de Estado de Saúde) e Municipal, com a participação efetiva dos 86 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas- CISRUN.

CAPACIDADE TÉCNICA: Quero destacar que a capacidade técnica da equipe que executa o SAMU, o comprometimento das equipes de coordenação e o brilhantismo e competência da gestão inovadora e humanizada do serviço, continuarão fazendo do samu do Norte de Minas, o melhor do Estado; mesmo com as dificuldades por que passa o nosso país já que nós vemos na vocação dos profissionais combustível para percorrer ainda mais pelo caminho, porque se estamos fazemos história é porque estamos em constante missão.

Ao receber a Placa pela homenagem de uma década de serviço prestado, o presidente convidou Daniel Ramos, Médico coordenador da Regulação Médica do SAMU Macro Norte para representar todos os servidores naquele momento ímpar e significativo para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Ao final, foi servido um coquetel a todos.

*** Todas as fotos e vídeos sobre esse evento podem ser conferidos na Fanpage do SAMU Macro Norte.

Por Viviane Carvalho
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br