SAMU vai treinar profissionais para implantação da rede AVC no Norte de Minas setembro 09, 2025 - Publicado por: Ascom

Durante o Seminário contra a poliomielite do Distrito 4760 do Rotary Club Internacional ocorrido no último sábado (5), além dos assuntos relacionados à erradicação, combate à  poliomielite no mundo foi também lançado pelo Rotary Club de Montes Claros o Projeto que visa a  implantação da rede de atendimento ao AVC – Acidente Vascular Cerebral que faz milhares de vítimas em todo o mundo e a todo minuto.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte Minas – SAMU participou do importante evento de lançamento e será o responsável pela capacitação e treinamento dos profissionais de saúde que serão envolvidos neste projeto.

Desde novembro de 2015 o Rotary Club já havia assinado com o CISRUN o Termo de Compromisso em que foram determinadas e elencadas as obrigações do Consórcio.

Através do Núcleo de Educação Permanente do SAM, os ensinamentos serão multiplicadores em outras cidades do Norte de Minas, permitindo a reabilitação dos sequelados pelo AVC com abrangência regional.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um problema sério de saúde pública, que anualmente leva a óbito mais de 120 mil pessoas no Brasil.

HOSPITAL REFERÊNCIA: A escolha da Santa Casa se deveu ao fato de o hospital ser referência em neurocirurgia e ser credenciado pelo SUS para este tipo de atendimento. O suporte do atendimento será feito pelo SUS através de protocolo firmado com a Santa Casa.

MÉDICO DO SAMU: Durante a apresentação, o coordenador da regulação médica do SAMU Macro Norte, Daniel Ramos, falou da importância desse projeto conjunto e da necessidade de partilhar a experiência e conhecimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para um projeto pioneiro como este.

“O AVC é a maior causa de morte no mundo, disse o médico, enquanto pontuava a necessidade de abraçar essa causa: “Quanto mais pessoas forem treinadas para atendimentos a casos de AVC, melhor condição de sobrevida serão dadas aos pacientes vitimados”.

NECESSIDADE: É preciso que mais profissionais da saúde sejam treinados. As apostilas serão cedidas pelo Ministério da Saúde distribuídas aos participantes. “Trata-se de um projeto pioneiro. Sabemos que 80% dos acidentes vasculares cerebrais são isquêmicos e o tempo “agulha” é mais ou menos 4h e meia após o diagnóstico.  Saber administrar um medicamento como o trombolítico, que vai dar sobrevida ao paciente e que ajuda a dissolver o trombo  para que o sangue volte a fluir, é de fundamental importância para que o paciente não perca suas funções vitais e/ou fique sequelado”, disse Daniel Ramos.

TREINAMENTO: As 11 micros serão treinadas. É preciso do diagnóstico precoce e isso só é possível com treinamento. “Estamos prevendo iniciar em janeiro de 2017 todos os treinamentos e acreditamos que muitas vidas serão salvas pelo diagnóstico precoce”, finalizou o médico.

A Diretora do CISRUN, Consórcio que faz a gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas,  Kely Cristina de Moura Lacerda, destacou a importância do projeto AVC reafirmando que essa iniciativa vai possibilitar um diagnóstico  mais eficiente e mais preciso. “Isso só será possível graças a união de esforços. É muito bom saber que neste ano em que o SAMU completa 10 anos de criação em Montes Claros, podemos contribuir de forma efetiva no treinamento desse projeto.

Quando o SAMU iniciou em Montes Claros fazia uma média de 3mil e quinhentos atendimentos por ano, atualmente ultrapassamos 50 mil atendimentos, ou seja, nossa responsabilidade só aumenta” e finalizou pontuando: “Comemorar 10 anos ombreando com o Rotary Club um projeto de tamanha envergadura é um privilégio para o SAMU. E o nosso Núcleo de Educação Permanente está apto para fazer esse treinamento acontecer  com a qualidade, competência, autonomia e a mesma responsabilidade que o CISRUN/SAMU vem realizando seus serviços nestes 10 anos de efetivo trabalho prestados à toda população do Norte de Minas, cujos resultados são atestados pelos cidadãos”.

O presidente Luiz Rocha Neto, acredita que são sempre por mãos que trocam ações que se vê o resultado de uma grande obra. “O SAMU deixará marcado em sua história, mais uma oportunidade de salvar vidas e mais que isso, ajudará no diagnóstico precoce para evitar que muitas vidas se vão por falta de conhecimento”.

INVESTIMENTO: O Rotary liberará aproximadamente R$ 1 milhão para a instalação da rede que contará com 20 leitos na Santa Casa de Montes Claros e que após realização do Projeto e com os resultados obtidos partirão para a fase de credenciamento para efetivo custeio pelo Poder Público Estadual e Federal.

O governador do Distrito 4760, Alexandre Pires Ramos, apresentou a todos o Projeto AVC. Uma fatia considerável do recurso será destinada à compra de equipamentos, outra parte será distribuída para capacitação de profissionais em todas as microrregiões de saúde do Norte de Minas, contemplando principalmente aqueles que atuam em serviços de urgência e emergência de hospitais.

Por Viviane Carvalho
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br