Saúde e Educação: SAMU VAI A ESCOLA setembro 09, 2025 - Publicado por: Ascom

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência do Norte de Minas continua com palestras informativas para estudantes nas escolas púbicas e particulares. Para participar, a direção da Instituição de Ensino deve ligar para o Núcleo de Educação Permanente do SAMU e solicitar a palestra com os temas de interesse. No último dia 27 de outubro, o SAMU através do Setor de Serviço  Social realizou a primeira etapa do projeto SAÚDE E EDUCAÇÃO – SAMU VAI A ESCOLA: Trabalho, Informação e Cidadania.

O tema escolhido para este dia foi  “Adolescência, Identidade, Ética e Cidadania”, a unidade de ensino contemplada foi a Escola Estadual Levi Durães, localizada no bairro Santa Lúcia. A palestra foi ministrada pela Assistente Social  Maria da Conceição Rocha. Que ressalta a importância de levar conhecimento aos Adolescentes, acerca da Identidade e  postura Ética do Adolescente no Contexto atual.  Informações complementares à cerca do trabalho desenvolvido pelo SAMU,  dicas de primeiros socorros e alerta sobre não passar trotes foram pontuados pelos profissionais que ali representaram a Instituição que este ano completa 10 anos de criação em Montes Claros.

“O Projeto SAÚDE E  EDUCAÇÃO, o SAMU VAI A ESCOLA –  “Trabalho, Informação e Cidadania”, busca uma aproximação funcional entre o SAMU e a comunidade, em especial a Escolar, com informações e esclarecimentos, pertinentes a Instituição, bem como diversos assuntos, voltados para a Ética e Cidadania, Política, Meio Ambiente, DSTS, Drogas Ilícitas e Trotes no SAMU.  Queremos levar conchecimento aos adolescente, acerca da Identidade e postura Ética na fase infanto-juvenil e fomentar o  instinto de cidadania enquanto sujeito de direitos e deveres”, disse Conceição que finalizou lembrando: É preciso mostrar a importância da familia como base para sua sustentabilidade, e ainda o respeito aos colegas, cada um com suas peculariedades, diferenças, divergências – o viver em sociedade, ou seja, delimitando o espaço de cada um,  mas ao mesmo tempo interagindo, e, principalmente o ser solidário, se colocar no lugar do outro, e o cultivo a não violência”.

Os enfermeiros do Núcleo de Educação Permanente Thiago e Bruno deram um show de simpatia e entrosamento com as crianças e adolescentes à cerca dos assuntos abordados. Foram ofertados ainda exames de Acuidade Visual e meatoscopia Auditiva.  Esta primeira Etapa do projeto teve a parceria do Lions Clube Montes Claros Sertanejo e da Fonoaudióloga Keila Bachi.

Por Viviane Carvalho
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br