SAMU apresenta modelo de gestão na ALMG setembro 08, 2025 - Publicado por: Ascom

O Serviço Móvel de Urgência do Norte de Minas é convidado a apresentar Plano de Gestão na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, presidida pelo deputado estadual Arlen Santiago na manhã de terça, dia 9 de agosto. O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, Luiz Rocha Neto e a diretora do CISRUN – Kely Cristina de Moura Lacerda  participaram da audiência levando documentos comprobatórios da transparência de uma gestão compartilhada.

Ao iniciar sua fala, a diretora ressaltou a característica ímpar do presidente que dá autonomia para que todas as decisões sejam tomadas de forma técnica dentro da gestão e apresentou parte de sua equipe técnica que a acompanhava: Daniel Ramos (Coordenador Médico), Ubiratam Lopes (Coord. NEP) e Josianne Fernanda (Gerente de Recursos Humanos). Kely sugeriu uma discussão de nível elevado, com foco em melhoria e ampliação do serviço. Lembrou que o SAMU no ano que completa 10 anos de criação em Montes Claros está prestes a inaugurar mais 12 bases (Unidade de Suporte Avançada – Bocaiuva, Salinas, Manga, Monte Azul e Francisco Sá), Unidade de Suporte Avançado Básico: Jequitaí, Olhos D´Agua, Verdelândia, Santa Cruz de Salinas, Mirabela e Vale das Cancelas e Montes Claros) graças ao esforço de sua equipe técnica e alianças políticas, fomentadas pela gestão atual.

Lembrou ainda que diante de todos os desafios ali apresentados, o SAMU Macro Norte permanece em destaque na região dentro da rede de urgência e emergência já que não tem deixado de prestar nenhum atendimento, tendo inclusive efetivado uma média de 300 transferências mensais e mais de 4mil atendimentos/mês de acordo com os dados levantados pelo setor de estatística. A diretora entende as cobranças advindas dos servidores, mas destacou que a união de esforços fará diferença neste momento de crise nacional. Destaca ainda que os avanços devem acontecer impactando em resultados positivos em sua coletividade.

Durante sua explanação era possível perceber a atenção de todos, o que em seguida foi confirmado na fala do Deputado Antônio Jorge que elogiou a postura da gestora: “Parabenizo a Kely que apresentou com clareza e sapiência informações importantes relacionadas ao SAMU”.

Paola Ferreira, referência técnica da urgência no Norte de Minas na Secretaria Estadual de Saúde, manifestou dizendo: “A condução da fala de Kely foi clara, mostrou transparência e confiança, explanou de forma consistente e objetiva, não deixou dúvidas”.

O Deputado Paulo Guedes que também participou da reunião reforçou a conquista do reajuste do contrato aprovado em CIB-SUS/MG (Comissão Intergestora Bi-partide) e que devido trâmites internos do governo ainda não foi liberado. Aproveitou a oportunidade de ter ali na mesa três deputados sendo (Arlen Santiago, Carlos Pimenta e Antônio Jorge)  e pediu que a luta não parasse ali, e sim, que todos juntos, buscassem mais recursos para o SAMU Macro Norte, visto que outras regiões do Estado devido a formulação do governo anterior recebiam valores mais elevados.

Carlos pimenta elogiou o SAMU Macro Norte, que é um serviço diferenciado sobretudo nessa região carente de recursos para a saúde.  Destacou também as dificuldades geográficas que sobrecarregam tanto os servidores quanto as ambulâncias exigindo um olhar diferenciado por parte do governo.

O presidente, Luiz Rocha Neto, tem como proposta diante de tudo que foi exposto, reunir com os gestores municipais consorciados, para juntos, discutirem o valor do repasse municipal para o CISRUN que atualmente é R$ 0.13 centavos percapta.

A gestão do consórcio considera legítima a luta dos seus servidores em favor de melhorias salariais, condições de trabalho e demais benefícios, e considera que o momento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi de extrema importância, uma vez que todos tiveram a oportunidade de expressar publicamente suas dificuldades, tornando a audiência positiva onde o Samu Macro Norte saiu fortalecido, consagrando a união de esforços (servidores e Deputados Estaduais) que representam a nossa região. Na ocasião, foram convidados pelo presidente e diretora a conhecerem de perto o trabalho realizado pelos profissionais que atuam no CISRUN e SAMU Macro Norte.

Por Viviane Carvalho
Assessora de Comunicação SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br