Ocorreu no último sábado (14), durante os dois períodos do dia, o 1º Treinamento e curso de capacitação em combate ao AVC direcionadas aos profissionais da rede hospitalar de Montes Claros e Norte de Minas promovido pelas parcerias do Rotary Club Internacional e Rotary´s de Montes Claros, Santa Casa, Secretaria de Estado e Cisrun/SAMU Macro Norte.
Na abertura do evento, a diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, Kely Cristina de Moura Lacerda agradeceu o Rotary Internacional e demais Rotary´s de Montes Claros na pessoa de Alexandre Ramos pela confiança no trabalho do SAMU, sobretudo na escolha de poder efetivar um projeto de grande valia e de contornos inimagináveis como é o projeto AVC, doença que inegavelmente uma das maiores causas de mortes no mundo. “Sozinhos vamos mais rápido,mas,juntos vamos mais longe.” Kely falou da importância de esforços entre Santa Casa, Secretaria de Estado, SAMU e Rotary´s nesse projeto pioneiro que vai salvar muitas no Norte de Minas. “É um prazer muito grande o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas ser pioneiro no treinamento desse projeto desafiador”, concluiu.
O projeto de AVC no Norte de Minas foi batizado como “MADRE TEREZA DE CALCUTÁ” que agora é Santa Tereza de Calcutá. As capacitações são realizadas pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente do SAMU). O primeiro treinamento ocorreu no auditório das Faculdades Santo Agostinho e participaram aproximadamente 90 profissionais distribuídos entre: Santa Casa, Hospital Dilson Godinho, Hospital Aroldo Tourinho, Hospital Universitário, Pronto Atendimento Alpheu de Quadros, Hospital ProntoSocor, Polícia Militar, Bombeiros, Universitários e Atenção Primária.
Para quem participou do treinamento o dia foi produtivo: “É muito bom adquirir conhecimentos para implantar o atendimento para o paciente” disse Ana acadêmica de Enfermagem. Para o bombeiro militar André Luiz, o treinamento foi de extrema importância pois alinha e nivela o conhecimento. “Para nós que fazemos o atendimento primário em vias públicas e residências, vamos conseguir alinhar nossa conduta com o atendimento intra-hospitalar fazendo o melhor serviço para a sociedade e a vítima”.
A estudante de medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora disse que o encontro proporcionou a ela uma rica oportunidade de interagir com outros profissionais. E que fazer o curso, foi uma forma que ela encontrou de aprender e entender todo o processo para quando estiver no exercício da profissão atender melhor e com precisão os pacientes vitimados pelo AVC. Opinião que não difere de Paulo Ricardo, enfermeiro de Bocaiuva: “É sempre bom especializar e qualificar para atender melhor a população local e demais região”.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um problema sério de saúde pública, que anualmente leva a óbito mais de 120 mil pessoas no Brasil. É a maior causa de morte no mundo, disse o coordenador da regulação médica do SAMU Macro Norte, Daniel Ramos “Quanto mais pessoas forem treinadas para atendimentos a casos de AVC, melhor condição de sobrevida serão dadas aos pacientes vitimados”.Destacou ainda que é de suprema importância os treinamentos para um diagnóstico e tratamento rápido para uma diminuição do número de mortalidade e sequelas causados por esta patologia.
A médica intervencionista do SAMU Larissa Veloso aponta que o curso é essencial porque também é uma forma de auxiliar os médicos orientando em transferências com mais precisão no diagnóstico.
É preciso que mais profissionais da saúde sejam treinados. As apostilas são cedidas pelo Ministério da Saúde distribuídas aos participantes. “Trata-se de um projeto pioneiro. Sabemos que 80% dos acidentes vasculares cerebrais são isquêmicos e o tempo “agulha” é mais ou menos 4h e meia após o diagnóstico. Saber administrar um medicamento como o trombolítico, que vai dar sobrevida ao paciente e que ajuda a dissolver o trombo para que o sangue volte a fluir, é de fundamental importância para que o paciente não perca suas funções vitais e/ou fique sequelado”, finaliza Daniel Ramos.
Para o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte, Ubiratam Lopes Correa, o SAMU foi escolhido para realizar o treinamento devido a experiência do NEP com o desenvolvimento técnico e científico na área de urgência e emergência. Será um desafio o treino de aproximadamente 5mil profissionais em todo o Norte de Minas.
Os próximos treinamentos já foram marcados confira lista abaixo:
Brasília de Minas – Dias 04 e 05 de fevereiro
Januária – Dias 18 e 19 de Fevereiro
Manga – Dias 04 e 05 de Março
Janaúba – Dias 11 e 12 de Março
Monte Azul – Dias 18 e 19 de Março
Taiobeiras – Dias 25 e 26 de Março
Pirapora – Dias 01 e 02 de abril
Bocaiuva – Dias 08 e 09 de abril
Montes Claros – Dias 15,16,22 e 23 de abril
***Todas as fotos e vídeos estão publicados na Fanpage do SAMU Macro Norte no facebook.
Por Viviane Carvalho
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br
