Quem passou pelas dependências do Montes Claros Shopping, nesse sábado (26), pôde aprender técnicas de reanimação cardiopulmonar com os profissionais do SAMU Macro Norte. O evento foi realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) em alusão à passagem do Dia da Reanimação Cardiopulmonar.
A iniciativa consistia em um circuito composto por quatro etapas: orientações para identificar uma vítima com parada cardiorrespiratória; como realizar a massagem cardíaca com compressões rítmicas e seriadas com o objetivo de garantir a oxigenação dos órgãos; o uso correto do desfibrilador, e, por último, a estação de desobstrução das vias aéreas, quando os presentes aprenderam, em um ambiente com utensílios doméstico como fogão e geladeira, como se portar quando uma criança estiver engasgada.
A professora Luciana Ferreira Silva Pinto é mãe de três crianças e resolveu levar a família para conhecer as técnicas de reanimação cardiopulmonar, após ouvir uma entrevista no rádio. “Foi uma oportunidade para aprender os primeiros socorros, pois tenho três filhos e tem muita criança na família”, conta. “A filha da minha prima engasgou e se desesperou, a sorte foi que, enquanto a ambulância do SAMU chegava, eram passadas informações por telefone e o marido dela conseguiu fazer os procedimentos”, lembra da experiência vivida na família.
Os filhos da Luciana, Caio, Lucca e Sofia, de 13, 8 e 2 anos, respectivamente, se mostraram muito interessados nos procedimentos utilizadas para salvar vidas sendo que os dois mais velhos já disseram que querem se tornar médicos quando crescer. “Aprendi como se faz uma pessoa voltar de uma parada e como desengasgar uma pessoa”, confidenciou Caio que também questionou a técnica em enfermagem, por incrível que pareça, qual deveria ser a voltagem correta do desfibrilador portátil.
A técnica em enfermagem do SAMU, Jenilce Silva, explicou que, ao se deparar com uma pessoa desmaiada, deve-se ligar para o socorro, através do 192, pedindo orientações. “Com a ajuda do médico será constatado se é uma parada cardiorrespiratória ou não. Sendo uma parada cardiorrespiratória, é preciso iniciar as compressões cardíacas, sendo conhecida também como massagem cardíaca, até o socorro chegar”, explica.
Outra turminha que passou pelo local foi o grupo dos Desbravadores Pioneiros da Fé da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A caravana formada por 20 pessoas percorreu todos os estandes montados pelo SAMU e já está preparada para socorrer uma pessoa em caso de emergência. “As crianças já participam de vários treinamentos e um deles é o curso de primeiros socorros básico”, destacou José Miguel Ribeiro, diretor do grupo, sobre as atividades realizadas em sua comunidade.
“Nós somos o único SAMU no Brasil a realizar este evento e o objetivo é levar informação ao máximo de pessoas, pois o primeiro atendimento pode fazer a diferença entre a vida e a morte da pessoa”, explica Ubiratam Lopes Correia, coordenador do Núcleo Educação Permanente do SAMU. “Hoje, o evento é voltado para a população leiga, mas, no próximo final de semana, a instituição realizará o 1º Congresso Norte Mineiro de Urgência e Emergência – SAMU Macro Norte para os profissionais e estudantes da área da saúde”, lembra.
