Ao passar dois dias na Capital Mineira, o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas, Luiz Rocha Neto e a Diretora executiva, Kely Cristina de Moura Lacerda retornam para Montes Claros neste segundo dia de fevereiro, com conquistas consideráveis para esta gestão, a liberação através da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, de quatro (04) novas ambulâncias para o SAMU Macro Norte durante uma reunião com o Deputado Paulo Guedes.
A notícia dada pessoalmente pelo Secretário Adjunto de Estado de Saúde Nalton Sebastião Moreira da Cruz ao Deputado Paulo Guedes, deixou os participantes em estado de graça. A reunião foi acompanhada pelo presidente do CISRUN Luiz Rocha Neto, pela Diretora Executiva do CISRUN Kely Lacerda, pelos prefeitos Rômulo Carneiro de Juvenília, Dr. Marcelo Felix de Januária, Dr. Marcus Vinicius de Almeida de Rio Pardo de Minas e o ex-prefeito Jairzinho onde também trataram de outros assuntos relacionados à saúde. No encontro, Paulo Guedes reiterou o pedido de liberação de recursos para os hospitais de Januária e Rio Pardo de Minas além da liberação de recursos para o Samu Macro Norte ainda este ano.
“A chegada de 4 ambulâncias novas para compor nossa frota ajudará e muito o nosso serviço. Sabemos do desafio que é cuidar de um serviço que está presente em 86 municípios, mas acreditamos que com parceiros como o deputado Paulo Guedes, que sempre buscou estar à frente das solicitações do SAMU, será mais fácil a aquisição de mais outras ambulâncias e de recursos para servirmos com mais dignidade a saúde para nossa população de tanto precisa”, pontuou a diretora.
“É muito bom na reta final de entrega de gestão, poder voltar para casa e dar uma notícia dessas para os nossos guerreiros do SAMU Macro Norte que desenvolvem com total competência a missão que lhes são confiadas diuturnamente que é salvar vidas”, finalizou o presidente.
Atualmente, o Samu Macro Norte conta com 48 ambulâncias sendo 07 Unidades Avançadas (USA) e 41 Unidades Básicas (USB), distribuídas estrategicamente em 37 bases. Essas 04 novas ambulâncias serão implementadas na renovação das unidades já existentes. A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem. A USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro.
A Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas integra 86 municípios e uma população de cerca de 1,6 milhão de habitantes. Para prestar atendimento a essa população, o Samu mantém plantão 24 horas por dia, sete dias por semana, no Complexo Regulador localizado em Montes Claros, cidade sede da Macrorregião, e nas bases descentralizadas, todas reguladas pela Central.
Por Viviane Carvalho
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br
