INSTITUCIONAL SAMU

O SAMU Macro Norte é o primeiro regionalizado do Brasil. O SAMU faz parte da Política Nacional de Atenção às Urgências (Portaria do Ministério da Saúde nº 1.863, de 29 de setembro de 2003). O documento prevê que o “SAMU 192, com suas unidades de Suporte Avançado e de Suporte Básico de Vida, responderá às necessidades de nossa população, oferecendo a melhor resposta de pedido de auxílio através de Centrais de Regulação Médica. O médico regulador poderá dar um conselho, uma orientação, ou deslocar uma equipe com médico e enfermeiro e todos os equipamentos de uma UTI. A liberação de cada recurso será específica para a necessidade de cada paciente.”

O SAMU em Montes Claros teve início como serviço municipal, em 2006. Com a Portaria do Ministério da Saúde nº 129, de 27 de janeiro de 2009, e a organização da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas, em 2008, foi criado o SAMU Macro Norte, que passou a a beneficiar cerca de 1,7 milhão de pessoas distribuídas em 122 mil km².

A gestão administrativa do SAMU Macro Norte é realizada pelo Consórcio Intermunicipal de saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que integra 86 municípios e é mantido pelos governos Federal, Estadual e Municipal.

O Complexo Regulador do Cisrun/SAMU está localizado em Montes Claros, onde funciona a Central de Regulação. O serviço ainda possui 46 bases descentralizadas – estrategicamente distribuídas na região – com 62 unidades móveis de atendimento, sendo 50 Unidades de Suporte Básico (USB) e 12 Unidades de Suporte Avançado (USA), duas motolâncias e um helicóptero que é operado em parceria com o Corpo de Bombeiros.

A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.

Funcionando ininterruptamente, o SAMU Macro Norte dispõe de acionamento fácil e gratuito pelo número nacional de urgências médicas, o 192. O serviço realiza atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência em casos clínicos, traumáticos, gineco-obstétricos e psiquiátricos, e, quando necessário, transporta o paciente com segurança e com acompanhamento profissional até a unidade de saúde mais adequada e no menor tempo possível.

Ao chamar o SAMU pelo número 192 o cidadão é atendido por assistentes de telemarketing e por médicos reguladores que o orientam de acordo com a situação relatada ou enviam uma unidade para o atendimento no local.

O SAMU Macro Norte possui um Núcleo de Educação Permanente (NEP) que realiza o treinamento e qualificação de todos os profissionais do SAMU, inclusive do setor administrativo. A equipe de instrutores do NEP também elabora os protocolos assistenciais e promove a capacitação dos profissionais que atuam na assistência ligados à Rede de Urgência e Emergência.

Missão

“Prestar atendimento pré-hospitalar de excelência a toda população da área de abrangência do SAMU MACRO NORTE/CISRUN, dispondo de colaboradores motivados e capacitados, respeitando, acima de tudo, às pessoas, à vida e aos preceitos do SUS.”

Visão

“Tornar-se referência no Brasil em atendimento pré-hospitalar, gestão de processos e pessoas, contribuindo efetivamente com o Estado de Minas Gerais para organização da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas.”

Valores

“Ética; humanização; valorização das pessoas; trabalho em equipe; agilidade; qualidade; comprometimento institucional; compromisso com o Estado.”