O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte recebeu os equipamentos doados pelo Rotary Internacional através do Projeto Rede AVC no Norte de Minas, na manhã dessa quarta-feira (20), no Complexo Regulador do SAMU. O SAMU Macro Norte recebeu uma doação de cerca de R$ 200 mil para a capacitação técnica de profissionais e estudantes da área da saúde do Norte de Minas e para a aquisição de bonecos realísticos e outros equipamentos que serão utilizados pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU para treinamentos e capacitações de seus profissionais.
“Por ser uma organização internacional, os critérios de avaliação, de gestão e de controle do dinheiro são muito exigentes e esse projeto está sendo exemplo, graças à organização do SAMU”, disse a tesoureira do Rotary Club Norte, Viviane Rosado. “Para o Rotary é uma alegria ver esses equipamentos. Acho importante demais ter esses bonecos porque acredito que isso aqui faz uma diferença imensa na hora do treinamento. Estamos caminhando para o final dessa primeira etapa, mas se Deus quiser não será só a primeira, e iremos seguir em frente. É uma emoção muito grande saber que a gente pode fazer a diferença”, concluiu.
“Não tenho palavras para dizer o quanto está sendo gratificante, principalmente, participar desse projeto com pessoas que realmente abraçam a mesma causa com intuito de melhorar a assistência e pensar no próximo. O reflexo desses equipamentos aqui é na preservação de mais vidas”, afirma o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, Ubiratam Lopes Correia, sobre o benefício que a doação do Rotary e, consequentemente, os novos equipamentos representarão à população.
A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, destacou que, entre as unidades do Núcleo de Educação Permanente que existem no Brasil, a do SAMU Macro Norte é aquela mais bem aparelhada e isso graças à parceria com o Rotary. “Outros equipamentos ainda chegarão e é motivo de muita alegria saber dessa confiança de uma instituição tão importante como o Rotary International”, comemorou.
O presidente do Cisrun, Silvanei Batista, agradeceu à parceria firmada entre as instituições e parabenizou o Rotary pelo desenvolvimento de um trabalho com relevante papel social. “Nós tivemos a felicidade de fazer essa parceria e tomara que ela permaneça, porque o trabalho que o SAMU realiza, infelizmente, não é reconhecido como deveria, mas acho que o reconhecimento de tudo que a gente faz vem primeiro de Deus.”, disse. “Temos uma equipe de profissionais que tem essa boa vontade, tem amor e que, ás vezes, não tem estrutura. E a aquisição desses equipamentos faz com que o profissional se capacite cada vez mais para atender à população e esse é o objetivo do SAMU”, finalizou.
Projeto pioneiro
O Projeto Rede AVC no Norte de Minas é uma parceria entre o Rotary International, a Santa Casa de Montes Claros e SAMU Macro Norte, e tem como objetivo levar atendimento de qualidade e humanizado às vítimas do acidente vascular cerebral, doença responsável por cerca de 70 mil óbitos, por ano, no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.
Por Jane Felix
Assessora de Comunicação
SAMU Macro Norte
Contato: (38) 9 9944-0311
ascom@cisrun.saude.mg.gov.br
